Torno AutomÁtico Ou Torno Multifuso


TORNO AUTOMÁTICO ou TORNO MULTIFUSO??

Normalmente os gestores de empresas de usinagem de precisão deparam com este dilema: O que é mais conveniente para a minha empresa, tornos automáticos CNC convencionais ou tornos multifuso? 

Todos pensamos em competitividade para vencer a competição, assim como maior produtividade e fiabilidade das peças usinadas. Por este motivo, investidores comparam custo de ferramentas, ciclos de tempos, economia em energia, custo de refrigeração, espaço, etc.

Além disso, você poderá  encontrar uma comparativa da estrutura de custos do investimento.  Nesta analisamos individualmente a diferença entre o custo dos tornos automáticos CNC e custo dos tornos multifuso CNC:

1) PRODUTIVIDADE: Todos os que conhecemos os tornos multifuso sabemos que estas máquinas são 5 ou 6 vezes mais produtivos que os tornos automaticos monofuso. Pois em tornos multifuso dispomos de 6 fusos “principais”, e em outros tornos automáticos dispomos de 1 fusoe 1 sub-fuso. Isto significa que as mais sofisticadas máquinas monofuso, somente podem efetuar 4 operações simultaneamente (1 frontal e 1 operação transversal por broca).

Considerando que tornos multifusos funcionam usando o mesmo esquema (2 operações por fuso), a diferença em termos de produtividade é óbvia. Além destos 6 fusos, podemos trabalhar adicionalmente com 1 acessório pegador, que funciona como um sub-fuso. Se uma peça requer muitas operações que não podem ser terminadas a 100% com as 6 (ou 8) fusos, sempre dispomos do acessório pegador onde poderão ser efetuadas as restantes operações, uma após outra. O resultado é que a diferença em produtividade será em função do número de operações que podem ser executadas: Quantas mais operações devem ser efetuadas, mais monofusos serão  necessários para conseguir a mesma produção. Se temos menos operações, por vezes podemos trabalhar em modo produção dupla (2 peças por ciclo).

2) CUSTO DAS FERRAMENTAS: é importante ter em consideração que o número de operações que é necessário efetuar será em função da peça que necessitamos usinar e não do tipo de máquina. Com as ferramentas sucede o mesmo. O custo das ferramentas por peça é exatamente o mesmo se as ferramentas que são usadas nos dois tipos de máquinas forem iguais. Isto acontece em 99% dos casos.

3) CUSTO DE ENERGIA e REFRIGERANTES: É certo que o consumo UNITÁRIO de energia em tornos automáticos multifusos é mais elevado que o consumo em tornos automáticos CNC. Mas, esta informação por si só não é suficiente, pois o mais importante é o custo por peça usinada. Resumindo, para efetuar cálculos precisos, a comparativa deve ser efetuada entre 5 monofusos e 1 multifuso.  Conseguindo os ciclos de tempos para cada tipo de máquina poderemos saber, para uma peça em concreto, quantos tornos automáticos são necessários para conseguir a produção de 1 torno multifuso. O resultado é óbvio: menos máquinas (mas a mesma produção) = menos custos.

4) ESPAÇO: para empresas que não dispõem de muito espaço, o multifuso é a solução adequada.  Este conceito está por vezes associado a custo de oportunidade. Se o seu departamento financeiro está a considerar e avaliar diferentes opções de investimento e calcula a produtividade por metro quadrado, os números são invencíveis e não mentem. 

Para mais informação sobre os nossos tornos automáticos multifuso CNC, contate com nossos técnicos, clicando aqui.